Quem foi Amyrton Vallim?
Amyrton Vallim nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de 1913. Cego de nascença, começou a tocar piano de ouvido aos 9 anos. Aos 13, iniciou seus estudos de piano clássico. Formou-se em teoria e solfejo pela Escola Nacional de Música. Aos 17 anos estreou profissionalmente no Tijuca Tennis Clube. Foi pianista de várias rádios, tendo atuado na Rádio Nacional por 35 anos, ficando famoso nos programas Hora do Pato, Papel Carbono, Trem da Alegria e muitos outros.
Compositor de várias músicas, Amyrton foi parceiro de Lamartine Babo, Max Nunes e outros. Atuou em quase todo o País em filmes, TVs, shows, boates, clubes e cassinos. Acompanhou artistas de renome como Francisco Alves, Silvio Caldas, Nelson Gonçalves e Luis Vieira. Participou de grandes orquestras e conjuntos como integrante e diretor.
Em 1959, criou com sua esposa, Ivone Vallim, um método inédito chamado “Piano de Ouvido” e um curso com o mesmo nome para lecionar música popular de um modo prático, simples e rápido. Em 1989, esse método foi adaptado para teclado pela filha de Amyrton Vallim, Iane Vallim. Ele também orientou músicos já profissionais e amadores que se profissionalizaram, tais como: Antônio Adolfo, Benito Di Paula e Roberto de Carvalho. Ele faleceu em 24 de agosto de 1994, deixando um grande legado no cenário musical do País.